sexta-feira, 7 de junho de 2013

Por uma sociedade mais consciente

Cinco de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nessa época, costumamos ver iniciativas em prol da preservação ambiental: plantio de árvores, coleta e seleção de lixo, reciclagem, limpeza de rios e tantas outras ações. Os noticiários também falam em poluição, desmatamento, queimadas, extinção de espécies e aquecimento global. Afinal, temos motivos para comemorar esta data?





Cada vez mais ocupados e atarefados, quase não sobra tempo para cuidar da natureza em meio à nossa rotina. Na sociedade de consumo em que vivemos, então, nem se fala. A quantidade de lixo produzida é imensa. Em cada ida ao mercado, já voltamos com várias sacolas e embalagens, por vezes, desnecessárias, mas muita coisa pode ser feita e em pouco tempo, apenas mudando algumas atitudes.

Mês de missão da JE 2011 - Atitudes criativas em prol da Criação

Que tal, em vez de reciclar garrafas pet vazias, reduzir o consumo de produtos que usam esse tipo de embalagem? As garrafas de vidro, que são retornáveis, estão aí para cumprir esse papel. Quem sabe, começamos a nos perguntar se aquilo que compramos foi produzido corretamente? Se houve respeito ao meio ambiente? Estas podem ser pequenas, mas grandes ações, quando se fala em cuidar do mundo em que vivemos.

   
Somos desafiados a nos envolver na construção de uma sociedade que não se limite a atividades de proteção ao meio ambiente. Devemos mudar mentalidades para um consumo mais sustentável, que não enxergue na natureza apenas uma fonte inesgotável de recursos naturais que podem ser transformados em dinheiro. As pessoas precisam entender que são parte integrante da obra de Deus e não seres superiores a ela.



É importante transmitir carinho e respeito pela Criação. Afinal, dependemos dela para viver. Engaje-se nesta tarefa e faça a sua parte para que o mundo continue sendo um lugar de vida digna para tod@s. Assim, poderemos não só comemorar o Dia do Meio Ambiente, mas viver, com responsabilidade, neste mundo tão bem planejado por Deus.

Martina Wrasse Scherer
Vice-coordenadora do Conaje


(texto originalmente publicado na edição de junho de 2013 do JOREV Luterano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário